Início / FAQ's
  • 17.03.09

    Esta semana são inauguradas mais duas ETARI  Cetambio  para tratamento de efluentes industriais vinícolas, situadas na Herdade dos Machados e Couterio-Mor.  Apresentam lagoas de homogeneização e pré-oxidação em GEOTELA PEAD. Recorre-se também ao tratamento biológico com arejamento prolongado. O tratamento de lamas é feito no local...

  • 17.03.09

    Ao celebrar o seu 10º Aniversário a Cetambio inaugurou recentemente novas instalações (ver localização). Melhorámos a qualidade de resposta e aumentámos a nossa capacidade de assistência técnica a equipamentos, passando agora a dispor de maior quantidade de stock para alguns equipamentos e peças.

  • 17.03.09

    Em 2009, depois de dez anos de afirmação no mercado da água, definimos como um dos objectivos para este ano o alcance da Certificação. Queremos alcançar o reconhecimento da nossa qualidade e para tal estamos a implementar um sistema de gestão através da norma NP EN ISO 9001:2008.

Destaque

FAQ's

PERGUNTAS


1. Tenho dúvidas acerca da qualidade da minha água de furo. Como poderei fazer para ter a certeza que é potável?

 

2. Quero fazer análises à minha água. A Cetambio presta esse serviço?

 

3. Têm laboratório próprio para análise de águas?

 

4. Tenho análises de água mas não compreendo o seu significado. Podem interpretar os resultados?

 

5. O que é a Osmose Inversa?

 

6. O sistema de tratamento de águas por Osmose Inversa é muito caro?

 

7. Tenho uma indústria para a qual necessito licenciamento industrial. É necessário ter tratamento de águas residuais?

 

8. Tenho uma ETAR que não funciona. A Cetambio pode reabilitá-la?

 

9. A minha indústria tem uma ETAR mas não está licenciada. Podem dar apoio ao licenciamento e instrução do processo?

 

10. Posso reutilizar as minhas águas residuais para rega?

 

 

 

RESPOSTAS


1. Resposta - A qualidade da água para consumo humano está sujeita a rigorosa legislação. É com base nos valores obtidos nas análises de poatbilidade à água cujos parâmetros englobam os Microbiológicos e Físico-Químicos, que se determina a qualidade da água para consumo humano.

Topo

 

2. Resposta - Sim. A Cetambio tem conhecimentos técnicos necessário para efectuar todo o processo de recolha e análise de água, seja doméstica ou industrial, para consumo ou água residual.

Topo

 

3. Resposta - Não. A nossa empresa trabalha apenas com laboratórios acreditados e em estreita colaboração com os mesmos, no sentido de garantir todas a exigências de qualidade na recolha e envio de amostras, a que estes estão sujeitos.

Topo

 

4. Resposta - Sim. A interpretação técnica dos resultados é sempre feita à luz da legislação actual, seja para águas residuais ou águas de consumo. Com bses nessa interpretaçao poderemos dimensionar e propor sitema de tratamento adequado.

Topo

 

5. Resposta - A Osmose Inversa é uma processo de remoção de partículas indesejáveis que se encontram na água, utilizando para tal membranas de alta tecnologia que permitem graus de remoção muito próximos dos 100%.

Topo

 

6. Resposta - Depende do volume de água a tratar. Para pequenas quantiddades de água já existem sistemas de baixo custo e de manutenção relativamente económica, que permitem obter água de elevada qualidade para consumo humano e equiparada à água mineral. No entanto, e com a crescente popularização deste tipo de sistemas também, para grandes volumes de água, já existe tecnologia bastante acessível e com custos de manutenção reativamente baixos.

Topo

 

7. Resposta - Sim. Ao abrigo da legislação actual toda a industria necessita de ter tratamento de água residuais, que poderá ser total ou poderá passar apenas por um pré-tratamento, dependendo do meio receptor dessas águas.

Topo

 

8. Resposta -Sim. Fazemos o diagnóstico completo aos problemas da sua estação de tratamento de águas residuais, elaboramos um relatório completo e propomos um sistema de "upgrade" da mesma nop sentido de aumentar a sua eficiência de tratamento e assim cumprir os valores limite de emissão.

Topo

 

9. Resposta - Sim. Não só damos apoio ao licenciamento com também poderemos fazer a monitorização da Estação nos termos do contrato de licenciamento. De forma simples e eficaz organizamos o seu dossié ambiental e elaboramos pareceres de qualidade ao funcionamento da Estação.

Topo

 

10. Resposta - Depende do tipo de água residual e depende do que pretende regar. Para águas residuais equiparadas a domésticas, a rega é possível sem que seja necessária a desinfecção do efluente, na maioria dos casos. Regas que impliquem um contacto directo com pessoas ou animais ou ainda rega de produtos hortículas, nos termos da legislação, é obrigatória a desinfecção. Para efluentes industriais, é necessário proceder a análises específicas aos efluentes e cruzar esses dados com as necessidades das culturas a regar. Em teoria todas as águas residuais poderão ser reutilizadas após tratamento adequado.

Topo